Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ameaça norte-coreana de guerra nuclear é 'retórica inútil', dizem EUA

G1: A Casa Branca qualificou nesta terça-feira (9) de "retórica inútil" a ameaça da Coreia do Norte de começar uma "guerra termonuclear" na Península Coreana e os pedidos aos estrangeiros para que saiam da Coreia do Sul porque correriam risco em caso de um eventual conflito.

"Trata-se de uma 'retórica inútil, que não fará mais que aumentar as tensões', disse o porta-voz Jay Carney na entrevista coletiva diária.

Também nesta terça, o almirante norte-americano Samuel Locklear, chefe do Comando Ásia-Pacífico, afirmou que os Estados Unidos só interceptarão um míssil da Coreia do Norte se isso constituir uma ameaça para Washington ou seus aliados.

Em meio a especulações generalizadas de que a Coreia do Norte pode estar preparando o lançamento de um míssil, Locklear também disse que acredita que os militares dos Estados Unidos serão capazes de detectar rapidamente para onde esse míssil se dirige.Questionado em audiência com legisladores se concordava em derrubar qualquer míssil lançado pela Coreia do Norte, Locklear disse que não recomendaria isso, mas o faria se fosse para defender interesses americanos ou de aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário